quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aldeia do Patacão Alpiarça "Aldeia das Promessas"....

 (Clique nas fotografias para ampliar)






















































A Aldeia do Patacão foi, em tempos uma aldeia de pescadores com edificações palafíticas em madeira, a pensar nas cheias de inverno.
Habitada por pescadores que vieram de Vieira de Leiria, desde o ano de 1950, esta aldeia foi palco de muitas estórias que ficaram na memória daqueles que, durante noites e dias a fio, procuraram, nas águas do rio, o pão de cada dia.
Tudo se conjuga num ambiente calmo e tranquilo à beira do rio Tejo: água, areia e frondosos salgueiros proporcionam um fresco e agradável ambiente. Apesar promessas eleitorais (após o 25 de Abril de 1974) e a visível degradação, ficaram dois projectos aprovados de requalificação sem serem concretizados. Estas cores do Patacão são um pequeno tributo a todos que viveram nesta Aldeia, como também a todos que voluntariamente trabalharam muitas horas na limpeza deste nosso Património Histórico, na esperança que fosse recuperado. Também como uma forma de sensibilizar os mais jovens do nosso concelho para tomarem consciência das nossas raízes culturais e concentrar toda a sua acção e irreverência ao serviço deste espaço museológico, perpetuando desta forma o legado cultural deixado pelos seus antepassados.
Espero que este meu post contribua (para que este nobre espaço que as minhas modestas fotografias retratam) a uma profunda reflexão sobre a importância da referida requalificação da aldeia e a influencia do rio Tejo como desenvolvimento cultural, turístico e económico do concelho de Alpiarça.
Patacão / Rio Tejo / Alpiarça / Ribatejo / Portugal